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Medicina do Leste Asiático e Daoismo:

Atualizado: 27 de ago.

Harmonia Ancestral e Equilíbrio Vital na Arte de Curar



Todos os modelos médicos são baseados numa perspectiva que reflete crenças e acerca da vida, inerentes à cultura onde se desenvolveram.


Para poder apreciar a natureza interna da medicina Chinesa, precisamos antes compreender como viam os Chineses o seu mundo.


O conhecimento na China antiga era focado na compreensão dos movimentos do dao – o princípio último, a influência criativa – manifestando-se externamente na natureza e, internamente, nos humanos.


Dao De Jing e Zhuang Zi são os primeiros documentos existentes associados com a filosofia naturalista da escola Dao De.


Os estágios de desenvolvimento do dao, na medida em que ser emerge de não-ser, estão enumerados nos antigos textos Daoistas. Enumeração é essencial para perceber o funcionamento do dao na evolução do ser. A referência a números também permite uma compreensão do movimento implícito do dao, no âmago de todos os movimentos observáveis na vida.


A enumeração Daoista pode ser encontrada em ambos domínios da mitologia e ciência. Sem dúvida, o uso de números encontrado nos textos Daoistas constitui uma parte essencial da antiga mitologia creacionista Chinesa. Esta enumeração também foi usada pelos antigos Chineses para sistematizar a sua percepção do mundo, mais as importantes relações funcionais na vida.


Desta forma, a enumeração veio a constituir uma base teórica e científica da perspectiva sintética indutiva presente no âmago da tradição interna da medicina Chinesa.


A Ontogenia do Dao: Pré e Pós-Celestial


O Dao dá à luz o um,

O um dá à luz o dois,

O dois dá à luz o três,

O três dá à luz as dez mil coisas.

- Dao De Jingi


Os primeiros três estágios da evolução descrevem a condição paradisíaca associada ao dao original. Aqui, o dao é como um útero cósmico, do qual ainda o ser não emergiu. Este estágio da evolução é referido como “pré-celestial” (xiantian:先天).


Na fisiologia Chinesa, o pré-celestial corresponde ao legado primordial de jing, qi e shen concedidos a cada humano na concepção. Este legado é a base fisiológica do propósito individual e da evolução humana.


Representa a semente da intenção do céu para proporcionar um padrão interno, passível de nos conduzir na vida.


O quarto estágio da evolução, no qual as dez mil coisas nascem do útero do dao para a existência material, é referido como o “céu-posterior” (houtian: 後天). Na fisiologia Chinesa, a influência do céu-posterior corresponde ao qi adquirido durante a vida pela comida, ar e a interpretação positiva da experiência.


Enquanto estágios de desenvolvimento humano, o pré-celestial corresponde ao período de tempo desde a conceção até ao primeiro fôlego de ar do recém-nascido, e o pós-celestial corresponde ao período de tempo desde o primeiro fôlego de ar até à morte.


O cruzamento entre o pré e o pós-celestial é o eixo através do qual o tema de cada vida humana se desenrola.



Referência:

Jarrett, L. S. (2009). Nourishing destiny: The inner tradition of chinese medicine. Spirit Path Press.

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